A psicoterapia corporal é uma abordagem terapêutica que integra o corpo e a mente no processo de cura. Parte do princípio de que as experiências emocionais e psicológicas ficam registadas no corpo, influenciando a saúde física e mental. Através de técnicas que envolvem o corpo, como respiração, movimento, toque e postura, procuramos aumentar a consciência das emoções que se escondem atrás de comportamentos e impulsos, dos mecanismos de defesa e as suas funções psicológicas.
A abordagem Bodynamic, que tem sido a minha área de especialização, foi desenvolvida na Dinamarca por Lisbeth Marcher na década de 70, e trata-se de uma forma específica de psicoterapia corporal, combinando princípios de psicologia do desenvolvimento, terapia somática e neurociência. A teoria central do Bodynamic é que o desenvolvimento emocional e psicológico está intimamente ligado ao desenvolvimento da motricidade, e por isso a história do nosso corpo e de cada um dos nossos músculos reflete os conflitos emocionais e padrões de desenvolvimento que podem ter ficado em desequilíbrio.

A Bodynamic desenvolveu ainda uma análise detalhada da estrutura muscular do nosso corpo, que permite fazer um mapeamento detalhado dos músculos e as correspondentes associações emocionais e de desenvolvimento. O Bodymap é uma ferramenta que ajuda a identificar o estado de cada músculos (hipotenso ou hipertenso), identificar as fases da vida que foram mais desafiantes, proporcionando insights sobre os desafios emocionais do cliente.
Esta abordagem terapêutica envolve técnicas como:
Trabalho com os músculos: libertar tensões específicas e restaurar o equilíbrio muscular que trazem também melhoria do estado emocional;
Movimento: Explorar padrões de movimento para aceder e desbloquear emoções;
Intervenções verbais: Processar as experiências emocionais associadas aos padrões corporais;
Educação somática: Ensinar ao cliente sobre a conexão entre corpo e mente, promovendo autoconsciência e autorregulação.
A abordagem Bodynamic enfatiza a coesão entre terapeuta e cliente, criando um ambiente seguro e de confiança para explorar e integrar as experiências corporais e emocionais.
Marcações ou Perguntas? Fala comigo.